Segunda sem carne – curry de lentilhas

Eu adoro preparar receitas sem carne. Eu como carne, quase que diariamente, mas gosto de pensar nas proteínas animais como uma opção dentre várias, não a única. E jeitos criativos de preparar vegetais me interessam.

Essa lentilha é quase que feita no piloto automático: as lentilhas são muito mais fáceis de digerir do que os feijões, ou mesmo as carnes. Não precisam ficar de molho antes (ainda que possam), e acho uma base neutra e gostosa para colocar por cima do arroz.

Nesse dia, fiz com uma pegada mais “indiana”, caprichando nos sabores que associo a essa culinária. Não vejo a hora de poder ir para a Índia, plano que ficou indefinidamente adiado.

Isso me fez lembrar daquele curry indiano que comi em Spitafields, quando fui para Londres. Clique aqui para ler a respeito.

Voltando à receita: eu dei uma caprichada nas especiarias, e preparei da maneira como tenho aprendido nos meus livros de ayurveda. A ordem do refogado é uma recomendação deles, por sinal.

Espero que gostem!

CURRY DE LENTILHAS (para 2 pessoas comerem e repetirem!):

1 xícara grande de lentilhas verdes

1 xícara de espinafre (talos picados, folhas separadas dos talos)

1 cenoura, picada em cubinhos

1 colher de sopa de cominho em grãos

1 folha de louro

1 pitada de pimenta do reino moída na hora

1 colher de sopa de curry (usei aquele pronto da Bombay, que é muito gostoso)

sal e azeite de oliva a gosto

MODO DE PREPARO

Numa panela média, coloque os grãos de cominho, a folha de louro e o curry para refogar no azeite. Refogue em fogo baixo, por cerca de 2min.

Adicione as lentilhas, refogando também, e a seguir acrescente as cenouras. Cubra com água quente, o suficiente para ter 2 dedos acima do nível das lentilhas.

Tampe a panela e cozinhe por cerca de 20min. Desligue o fogo quando as lentilhas estiverem cozidas, as cenouras macias porém inteiras. Acrescente o espinafre, mexa muito bem (ele vai cozinhar no calor do cozido).

Adicione o sal e finalize com azeite e uma espremida de pimenta. Sirva com arroz, ou com farofa, ou com os dois, que foi como eu fiz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s