Kitchari – receita detox

IMG_4430.jpgDetox é uma palavra bem hype e pouco precisa, que eu particularmente tenho bode. Pense que para você fazer “detox”, primeiro precisa ver o que foi o seu “intox”, e mesmo assim, a rigor, se você tem um fígado que funciona… Ele será feito.

Essa receita, no entanto, me ganha pela sua simplicidade, por ser suave nos sabores, texturas e até nas cores. Aprendi em algum livro de ayurveda que comprei, e uso muito quando estou de ressaca, intoxicação alimentar, quando peguei pesado nas comidas e bebidas, e na segunda sem carne.

Inclusive, tem protocolos ayurvédicos pelo mundo chamados de “kitchari cleanse” (limpeza com kitchari), em que basicamente você só come ele, por um determinado tempo. Desse jeito, nunca fiz, mas confesso que a ideia não me desagrada.

Tem muitas versões desse cozido de arroz com alguma leguminosa por aí. O resto você cria: quais especiarias e grãos usa, se acrescenta outros legumes junto. Sinta-se livre para fazer do jeito que gostar mais, desde que mantenha o princípio de fazer tudo bem cozidinho.

KITCHARI (rendimento: 2 porções bem fartas)

1 xícara de arroz basmati (troque se quiser)

1/4 de xícara de lentilha vermelha (troque se quiser)

1 colher de sopa de gengibre fresco ralado

1 colher de chá de sementes de cominho

1 colher de chá de sementes de mostarda

1 colher de chá de cúrcuma fresca ralada (se trocar pela versão em pó, use só uma pitada)

1 colher de sopa de óleo de coco (troque se quiser)

1 colher de chá de sal marinho

Numa panela em fogo baixo, refogue o gengibre, cúrcuma e as sementes no óleo. Rapidamente, quando sentir o cheirinho das especiarias, adicione o arroz e as lentilhas, e cubra com 3 xícaras de água. Tampe e deixe cozinhar até que seque (essa medida não leva mais que 20min). Desligue o fogo e adicione o sal, misturando bem.

Um comentário em “Kitchari – receita detox

  1. Pensei que tivesse postado um comentário aqui. Eu faço muito esse prato, mas chamo simplesmente de arroz com ervilha! E eu adoro prepará-lo com bacon e calabreza. Já experimentou? Delícia!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s