Um pequeno exercício para manter o foco

Eu sou uma pessoa bastante dispersa, com facilidade de “compartimentar” a vida. E isso pode ser tanto uma qualidade, uma habilidade, como uma limitação, a depender do que eu estou querendo ou precisando fazer.

Por exemplo, quando precisava entregar algo por escrito (TCC, dissertação de mestrado) era o verdadeiro caos me concentrar. Fiquei quase 3 semanas com um documento “rascunhado na mente” antes de sentar e realmente concretizá-lo no papel (algo do meu trabalho, um artigo técnico bem importante). Quando saiu, ficou todo mundo embasbacado com a qualidade do texto.

Mas ninguém sabe o sofrimento que é ter algo latente, dentro de si, que você não arranca. Que você sabe que precisa fazer, tem de fazer, sabe como fazer, mas não faz.

Tem horas que eu preciso maturar mesmo as ideias, os planos/projetos, mas tem muitas horas que eu estou só sofrendo à toa. Ter uma mente agitada e dispersa, cheia de coisas, me deixa estressada.

E manter-me menos agitada, dispersa e estressada é um objetivo atual meu.

Resolvi começar com a aplicação simples e fácil de manter-me no momento presente. E evitar muito ruído e distrações durante minhas atividades comuns: quando estiver no banheiro, não estar lendo, quando estiver lendo, não estar ouvindo um vídeo do youtube,quando estiver cozinhando, apenas cozinhar sem ouvir stories de alguém, e ler apenas um livro por vez. 

E isso é bem difícil: costumo ter uns 7,8 livros abertos ao mesmo tempo, que vou selecionando conforme o meu mood do momento. Assim, como se fossem canais de TV.

Mas eu preciso começar por algum lugar a me disciplinar, e foi por uma atividade prazerosa e diária que iniciei. Já tive impulsos de começar umas mil outras leituras que estão perto de mim, mas não agora. Agora vou terminar o livro da vez 🙂

Me inscrevi também numa prova de corrida, que acontecerá dia 22/09. Provinha simples de 5km, num percurso gostoso e quase que totalmente plano. Estou totalmente despreparada e sem ritmo, mas ontem iniciei formalmente meus treinos.

Comecei com uma atividade simples: ficar durante 30min na esteira caminhando, alternando com tiros. Eu preciso voltar a ter disciplina de ficar durante o tempo da prova, fazendo efetivamente a corrida.

Do jeito que ando atualmente, eu abandonaria a prova no meio, só de vontade de ir pra outro lugar!

Aceito qualquer tipo de sugestão e ideia sobre como manter a mente focada num mesmo lugar por mais tempo. Você lê com disciplina? Corre com disciplina? Tem consistência em seus hábitos? Aceito a sua ajuda!

5 comentários em “Um pequeno exercício para manter o foco

  1. Thais, se tu descobrires mais técnicas de como manter o foco em situações como essas, compartilha aqui! hahaha sério mesmo. Me senti extremamente contemplada com o teu texto, pois sou exatamente assim. As ideias surgem na minha cabeça até que com certa facilidade, mas tornar essas ideias em algo concreto, real, aí são outros quinhentos. Nessa brincadeira de não conseguir manter o foco, a gente vai ficando ansiosa (com o prazo, com as ideias que a gente não consegue tirar da cabeça, com as refações…) e sempre quer entregar as coisas o mais próximo do perfeito, né.
    Vou tentar aplicar algumas dessas técnicas na minha vida e vou orar pra dar certo rs

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