Receita: sopa de brócolis (e frango suculento de bônus)

IMG_5935

 

Eu não tenho horário de almoço lá na repartição, e me divido entre comer correndo numa padaria próxima, levar alguma coisa que possa ser reaquecida no microondas, ou em dias mais tranquilos, reaquecer minha refeição em casa (que fica a 5min de distância andando).

Ontem, foi possível ir até em casa, e a sopa já estava pronta. Mas se alguém com 1h de almoço quisesse fazê-la do zero, ouso dizer que também poderia, porque é tudo muito rápido. Mas tem uns atalhos:

1 – o mixer. Minha vida mudou desde que ganhei esse artefato, se pudesse mixava até a pipoca. O meu é de excelente potência (450watts, o que é muito pensando no seu tamanho), de inox e pode ir em temperaturas quentes como uma sopa. Tudo fica mais gostoso e com textura melhor quando feito nele! Em não tendo, a pessoa sempre pode bater a sopa no liquidificador ou comer ela sem bater, mas eu não gosto. Gosto de sopa cremosa;

 

IMG_6632
Um presentão desses, bicho (NÃO FALEI QUAL)

2 – o tamanho dos vegetais. Se você tem pressa, e vai fazer purê de batatas ou sopa, corte os vegetais em tamanhos pequenos. Isso adianta demais o tempo de cozimento. Tampar a panela com tudo bem pequeninho, faz com que uma batata inteira vire sopa em 5min.

SOPA DE BRÓCOLIS (E UM PEITO DE FRANGO COZIDO DE LAMBUJA) (rende 1 prato bem cheio)

1 batata inglesa média, descascada e fatiada bem fino

3 ramos de brócolis, com talinhos e folhas, tudo picado

2 dentes de alho

sal, cúrcuma e salsinha a gosto

1 filé de peito de frango

azeite de oliva e sementinhas da sua preferência para guarnecer (usei sementes de abóbora)

Numa panelinha pequena, cubra as batatas com água o suficiente para seu cozimento, adicione o peito de frango na mesma água, ligue o fogo no máximo e tampe a panela até ferver (cerca de 5min).

Quando ferver, destampe a panela, adicione o alho, a cúrcuma e cozinhe por outros 5min com a panela aberta, para a água evaporar um pouco.

Desligue o fogo, adicione os brócolis e tampe novamente a panela. Deixe abafado por uns 2-3min, o tempo de picar a salsinha, e de montar o mixer.

Abra a panela, retire o peito de frango. Com uma concha, retire o excesso de água, mas não descarte. Deixe junto do frango num pote, assim, ele se manterá macio na geladeira por um ou dois dias (aqui a dica bônus!).

Bata os legumes cozidos na água com o mixer, até ficar bem cremoso. Se tiver muito aguado, ligue o fogo novamente para apurar. Coloque o sal.

Sirva com a salsinha picada, adicione outros “toppings” que gostar. Desfiei um pouquinho do frango para comer junto, coloquei azeite de oliva, sementinhas de abóbora e pimenta do reino moída.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s