Limpador multiuso caseiro – receita que não é de comer

IMG_5100
O pote é de Ajax, mas o conteúdo é natureba

Dias atrás era dia do meio-ambiente e muita gente que conheço problematizou os canudos de plástico. Assim como na época de Carnaval, vi muitas meninas buscarem um glitter ecofriendly que não ameaçasse os golfinhos.

Não defendo nem canudos de plástico, nem glitter tradicional, mas às vezes, me dá uma sensação incômoda de que certas coisas ganham uma projeção maior do que precisariam, não só no sentido do problema, mas também da solução: se hoje ninguém mais usasse canudo plástico e glitter, os oceanos, golfinhos, e principalmente, os humanos estariam a salvo?

(Escrevi e saí correndo).

Lá em casa faço o que está ao meu alcance para não avacalhar demais: ecobags, lixo separadinho, reaproveitamento de vidros de conserva como recipientes, coletor menstrual, eliminação de vários cosméticos com função duvidosa, mas no que acho que me saio melhor é no aproveitamento dos insumos orgânicos. Bem pouco lixo orgânico acontece.

Como sempre compro vegetais, frutas e legumes orgânicos, sempre os consumo completamente: cascas e sementes, talos, tudo vira comida. Quando não minha, do cãozinho, que se alimenta daquelas pontinhas também das carnes, eventualmente de umas cascas de ovos (hoje em dia ele está banguela, preciso triturar e fazer farinha). Quando algo me parece excessivamente fibroso, desagradável ao morder, bato no liquidificador e enfio nas vitaminas, em algum bolo, ou em alguma sopa. Mal nunca me fez.

E recentemente, retomei o hábito de guardar as cascas dos meus cítricos (limões, laranjas e tangerinas) para fazer produto de limpeza. Reservo um pote na geladeira e vou enchendo com as cascas. Quando este pote se enche, bato no liquidificador, com água (da torneira mesmo), depois coo num pano de prato limpo. Completo com álcool, agito e guardo.

IMG_5085
Já li que tem gente que vai completando com água. Lá em casa, não foi necessário, nunca estragou!

Ao longo dos dias, começam a aparecer separações: mas o cheiro está íntegro, e ao agitar, volta ao normal. Uso principalmente para limpar o chão, mas há quem limpe vidros, vaso sanitário, desengordure fogão e até lave louça com esse mesmo preparo.

 

IMG_5083
Esse é o antigo, veja que em cima escurece, mas é só agitar que volta ao normal!

O cheiro é perfumadíssimo, mas não permanece mais do que os industrializados depois que seca. O chão seca mais rápido, acho que pela quantidade de álcool. É muito barato, tira aquela sensação incômoda de desperdício, de gerar lixo, e ainda funciona lindamente!

Se meus produtos acumularem (ainda não aconteceu), pretendo doar. E também fazer geleia de cascas de laranja, ficam muito gostosas! E cascas cristalizadas, minha paixão.

O rendimento é abundante, aquele pequeno potinho (2 semanas de cascas) rendeu um pote cheio de Ajax (uso de plástico na limpeza do dia a dia pois sou desastrada e não quero quebrar) e mais o vidro de picles completo até a boca. Nunca vi vencer, mas sei que dura um mês no mínimo, que é o tempo que já deixei ficar quieto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s