Kibe cru (mas pode assar)

IMG_2625
Com saladinha de pepino, azeitonas kalamata, tomatinho cereja e queijo de cabra.

Eu AMO comida árabe. E carne crua. Juntando as duas coisas, o kibe cru é uma receita relativamente comum de acontecer lá em casa, e acho que é uma excelente estreia para cá.

Se a pessoa não curte (não se sente bem) com a ideia de comer carne crua, pode perfeitamente adicionar uma etapa a mais e simplesmente, levar esse kibe ao forno. Pode fritar, se quiser (fazendo o formatinho habitual), mas eu acho mais trabalhoso, e que não muda o sabor tanto assim. No dia seguinte, modelei as sobras e comi assadas na airfryer (um eletrodoméstico mandatário em minha cozinha).

Algumas observações prévias:

  • não coma carne crua que você desconfia: compre em local de boa procedência, observe se está bem vermelhinha (amarronzando no fundo ou parte externa da bandeja é sinal de perigo), cheire (se você nem precisar chegar perto pra sentir cheiro, perigo), compre congelada OU imediatamente resfriada (açougueiro preparou, você comprou) e mantenha o tempo todo resfriada – nada de deixar a carne de boa em cima da pia enquanto você pica os outros ingredientes;
  • o trigo para kibe contém glúten, mas pode ser trocado por quinoa, embora eu ache mais saboroso com o trigo original;
  • a ordem descrita na receita tem fundamento, é para você ter uma carne saborosa e bonita, não amarronzada (o sal e o limão cozinham a carne, enquanto que o azeite preserva um pouco);
  • os cortes mais magros são melhores para comer, pois o sabor da carne sem cozinhar fica desagradável se tem muita gordura. Se for assar/fritar, acredito que podem ser cortes com um pouco de gordura;
  • os temperos utilizados são os que vão dar o gosto árabe na sua comida, ou seja, aquele toque meio refrescante com especiarias, então, se mudar tudo, vai ter outro resultado (que talvez não lembre kibe).

INGREDIENTES (2 pessoas como prato principal, 4 pessoas como entrada)

350g de carne moída bem limpa (patinho ou coxão mole)

1 cebola branca pequena

1/3 de pimentão verde

1/2 xícara pequena de trigo para kibe (hidratado conforme a embalagem)

2 colheres de sopa de hortelã fresca

3 colheres de sopa de azeite de oliva

pitada de: cominho, canela, cravo em pó, noz moscada, pimenta síria

sal a gosto

MODO DE FAZER

Coloque a carne numa tigela bem grande, para poder manipular com suas mãos limpas (ou de luvas). Coloque todo o azeite de oliva, e misture bem na carne, para que seja bem distribuído. A seguir, adicione o trigo, o pimentão e cebola milimetricamente picados (quase triturados) e misture de novo. Acrescente a hortelã, as especiarias e misture novamente. Só na hora de efetivamente servir, adicione o sal, misture bem, e então acomode num prato ou travessa, espalhando uniformemente. Fazer losangos com a ponta de uma faca deixa mais bonito e característico. Se tiver um raminho de hortelã para decorar, fica mais lindo!

Fica bom comer com pão sírio, ou com aqueles da sua preferência. Esse foi um almoço de improviso, comemos com um pouco de hommus (pasta de grão de bico)e o restante eram as coisas que tínhamos em casa.

 

Um comentário sobre “Kibe cru (mas pode assar)”

  1. Oi Thais, tudo bem?
    Eu adoro kibe, mas nunca comi kibe cru! A receita parece fácil de fazer, então vou tentar qualquer dia.

    Adorei as orientações antes da receita, principalmente a que fala sobre os temperos… As vezes entro em site de receita e vejo um monte de gente perguntando se pode mudar isso ou aquilo… Acredito que a receita é como é por causa dos ingredientes, se começa a mudar muito acaba virando outra coisa.

    Bem, é isso. Um beijo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s